Resultado de imagem para folha da seringueira

PESQUISA SOBRE SISTEMAS DE EXPLOTAÇÃO EM DESTAQUE


  • 30/09/2016 7h15
  • São Paulo

 

Esta semana o Agrônomo Juliano Quarteroli Silva esteve em destaque. Sua dissertação dedoutorado SISTEMAS DE EXPLOTAÇÃO EM CLONES DE SERINGUEIRA (2008) foi compatilhada entre agentes do setor referendada como uma importante fonte de informações sobre o assunto.

Em um momento em que o setor discute alternativas para redução do custo de produção, a pesquisa de Quateroli se coloca como uma importante ferramenta para ser usada por produtores e técnicos na elaboração de seus planos de safra.

Quarteroli demonstra em sua tese que, para alguns clones, a busca da redução dos custos de mão de obra é o fator preponderante para a vabilidade econômica, sobrepondo-se a produtividade.

Ou seja, para alguns dos clones estudados, as baixas frequências apesar de reduzirem a produtividade compensam pela redução do custo de mão de obra.

"Esses resultados indicam que a operação de sangria apresenta grande efeito no custo de produção, o que justifica uma escolha adequada dos sistemas de explotação sob o ponto de vista econômico" afirma o pesquisador.

Quarteroli é Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia e assistente agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/CATI EDR de Limeira)

Acesse aqui a integra do trabalho.

Edição: Diogo Esperante
Gerente de Projetos pós-graduado pela FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) atua no setor da Borracha Natural a 9 anos e atualmente integra como Analista de Mercado a Equipe de Gestão do Grupo Hevea Forte (heveaforte.com.br). Além de consultor, gerencia a propriedade familiar Fazenda Morada da Prata no interior de São Paulo e em Minas Gerais.